Você conhece o Método Piramidal ?

Você conhece o Método Piramidal ?
junho 05 13:19 2020

VOCÊ CONHECE O MÉTODO PIRAMIDAL ?

 

O sistema piramidal pode ser considerado a combinação de sistemas de cargas crescentes e decrescentes, já que suas características associam ambos os componentes de variação de carga (volume e intensidade).

Em seu Modelo original, o sistema Piramidal foi desenvolvido com a característica completa, ou seja, entre as primeiras séries (de uma para outra) o número de repetições diminui e a carga aumenta e, nas últimas séries, o número de repetições aumenta e a carga diminui.

O Modelo apresenta variações em relação a sua forma original:

Pirâmide crescente/carga crescente, em que de uma série para a outra o número de repetições diminui, enquanto a carga aumenta.

Pirâmide decrescente/carga decrescente, em que de uma série para a outra o número de repetições aumenta, enquanto a carga diminui.

Para todas as outras variações, nas quais se encerra o treino quando chega a um determinado número de repetições, a denominação que deve ser atribuída é Sistema de Pirâmide Truncada.

Por exemplo: na primeira série, o cliente realiza 12 RM, na segunda série 10 RM, na terceira série 8 RM e na quarta série e última 8 RM.

É importante lembrar que o intervalo entre as séries também pode ser manipulado de acordo com os objetivos do cliente.

Speretta et al., mostraram que o intervalo de 2 minutos entre as séries permite maior volume de repetições quando o Método Piramidal crescente é utilizado.

 

Fonte: Speretta, G.F.F.; Magosso, R.F.; Pereira, G.B.; Leite, R.D.; Domingos, M.M.; Pires, C.M.R. Efeito do intervalo entre as séries sobre o volume de repetições no método piramidal crescente. Ver. Bras. Presc. Fisol. Exerc. 2009, 3 (14): 118-23.

Informações: Instagram @nunesnewton

linktr.ee/nunesnewton