Treinamento: três sessões de 10 minutos = 1 sessão de 30 minutos. Verdade?

Treinamento: três sessões de 10 minutos = 1 sessão de 30 minutos. Verdade?
outubro 20 17:19 2015
Alguns especialistas, baseados em estudos científicos sobre os efeitos da atividade física sobre a redução dos riscos de doenças cardiovasculares, afirmam que 10 minutos de exercícios, distribuídos três vezes ao dia, trazem os mesmos benefícios  que 30 minutos diários sem interrupções.
Esta afirmação, é preciso que se diga,  foi baseada em pesquisa com pessoas sedentárias que foram estudadas para se conhecer a influência deste fator de risco (vida sedentária) com o aumento do número de acidentes cardiovasculares.
 O resultado mostrou que, com um pouco de disposição e poucos minutos por dia, é possível diminuir a possibilidade de um ataque cardíaco. Se para quem nada fazia, exercitar-se tão pouco já é suficiente para proteger a saúde do coração, temos que incentivar a população a adotar esta idéia.
Entretanto não podemos, de forma alguma concordar e divulgar  que o efeito de treinamento  é o mesmo, tanto para aqueles que se exercitam 30 minutos sem interrupção quanto para os outros que dividem o treinamento em três etapas de 10 minutos.
As adaptações fisiológicas associadas a prática regular de exercícios dependem do tipo , da freqüência  semanal, da  intensidade e também da  duração do treinamento.
Para que os músculos consigam maior resistência à fadiga e mais eficiência para o desempenho das tarefas diárias, eles precisam de estímulos ou mais intensos ou mais prolongados.
 Se estamos destreinados e não suportamos exercícios intensos devemos compensar tal deficiência com o aumento da duração. Durante o exercício moderado, mas mantido por períodos iguais ou superiores a trinta minutos, a mobilização do sistema cardiorrespiratório, para suprir a demanda de oxigênio nos músculos envolvidos com o exercício, provoca adaptações metabólicas e hemodinâmicas importantes. Exercícios leves e de curta duração não permitem alcançar os mesmos resultados.
Se , sob o aspecto fisiológico já não é  a mesma coisa o que dizer dos efeitos psicológicos? O prazer e a sensação de bem estar proporcionados por caminhadas ininterruptas de mais de trinta minutos jamais poderão ser experimentados por aqueles que se contentam com doses homeopáticas de estímulos físicos e sensoriais.

Texto apresentado na Jovem Pan AM pelo prof. Cortez

 

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