Sono pode melhorar o desempenho atlético?

Sono pode melhorar o desempenho atlético?
julho 11 17:28 2015

Atletas gastam um monte de dinheiro e esforço a tentar acumular todas as vantagens possíveis antes de uma competição desde potes de proteína em pó, a shorts de compressão, e  amino ácidos. Quer uma maneira mais simples e mais barato? Vá para a cama uma hora mais cedo.

ATLERTA DOE

“Dormir o suficiente é crucial para o desempenho atlético”, diz David Geier, MD, diretor de Medicina do Esporte da Universidade Médica da Carolina do Sul. Estudos descobriram que um bom sono pode melhorar a velocidade, precisão e tempo de reação em atletas.

Se você é um atleta olímpico, um guerreiro fim de semana, dormir o suficiente é essencial po ruma série de razões. Eis por que o sono é importante, juntamente com algumas dicas sobre como obter mais do mesmo.

Quanto sono atletas precisam?

De acordo com a National Sleep Foundation, a maioria das pessoas precisa de cerca de sete a nove horas de sono por noite. Se você é um atleta em formação, isso pode não ser suficiente.    “Assim como os atletas precisam de mais calorias do que a maioria das pessoas quando estão em treinamento, eles precisam de mais sono, também”, diz Geier. Todo o stress e as práticas esgotantes necessitam de mais tempo para se recuperar.

Jim Thornton, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Atletismo ‘, recomenda que um atleta em formação deve dormir cerca de uma hora extra. Alguns atletas gerenciam isso dormindo um hora  mais cedo. Um cochilo de tarde pode ajudar, também, diz Thornton.

Como o sono afeta o desempenho atlético

A maioria dos atletas – e as pessoas em geral subestimam a importância do sono, dizem especialistas.

“Não dormir o suficiente não só faz você cansado no dia seguinte”, disse Geier.”

Tem um grande impacto sobre o que está acontecendo dentro do seu corpo.”    Felicia Stoler, RD, um fisiologista do exercício e nutricionista, em Nova Jersey, concorda. “O sono é o momento em que seu corpo se regenera”..”Se não conseguir dormir o suficiente, não terá um bom desempenho.”.

Diminuição da energia.

A privação de sono reduz a capacidade do seu corpo para armazenar glicogênio – energia que você precisa durante provas de resistência.    Piora tomada de decisões e reflexos. Estudos têm mostrado que os atletas que não dormem o suficiente são piores na tomada de decisões em frações de segundo e menos preciso.

Alterações hormonais.

Não dormir o suficiente pode aumentar os níveis de cortisol, um hormônio do estresse que pode retardar a cura, aumentam o risco de lesões, e piorar memória. Ele também reduz os níveis de hormônio do crescimento, que ajuda a reparar o corpo.

Por outro lado, os estudos descobriram evidências claras de que o aumento do sono tem benefícios reais para os atletas.    Um estudo de 2011 acompanhou o time de basquete da Universidade de Stanford por vários meses. Jogadores adicionaram uma média de quase duas horas de sono por noite. Os resultados? Jogadores aumentaram sua velocidade em 5%. Seus lances livres foram 9% mais preciso. Eles tiveram reflexos mais rápidos e se sentiram mais felizes.

Outros estudos mostraram benefícios similares para os jogadores de futebol e outros atletas.

Dicas de sono para Atletas

Dormir o suficiente é mais fácil dizer do que fazer – especialmente para os atletas.    “Eu suspeito que os problemas do sono em atletas sejam mais comuns do que pensamos”, diz Geier.  Muitas coisas podem ficar no caminho de seu sono – viagem para jogos fora de casa, às práticas no início da manhã ou jogos tarde da noite, e do stress que os atletas podem sentir antes de uma competição.

Aqui estão maneiras atletas podem melhorar seu sono.

Obter uma programação regular

Vá para a cama e levantar-se, no mesmo horário todos os dias.    Quando você viaja, dar-se tempo para se aclimatar. Se você estiver viajando para uma competição atlética, é uma boa ideia chegar lá alguns dias antes – ou mesmo semanas. Dessa forma, seu corpo pode se adaptar  e você tem tempo para ficar com  uma programação normal do sono.

Evite medicamentos para dormir

“Se o médico receitou-lhe isso, não tome medicamentos para dormir”, diz Thornton.  Soníferos são susceptíveis de perturbar a qualidade do seu sono e seu desempenho no dia seguinte.

Reduza o álcool e a cafeína

“Dois ou três dias antes de uma competição, começar a cortar a cafeína e álcool”, diz Geier. “Você deve evitar qualquer coisa que possa perturbar seu sono”.

Lembre-se que mesmo quando você não está em treinamento, o sono ainda deve ser uma prioridade. Dormir o suficiente não só ajuda o desempenho atlético, ele pode fazer muito mais  aumentando a sua resistência a resfriados, reduzindo a dor, melhorar a sua memória, e ajudá-lo a perder peso. Nenhuma droga maravilhosa tem mais benefícios – para o suas competições  ou sua vida – do que uma hora extra de sono.

Por R. Morgan Griffin
Texto traduzido por Silvio Portante

  Sessão:
escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

comente primeiro...

Only registered users can comment.