Problemas da obesidade

julho 25 21:06 2015

A obesidade é uma doença que atinge grande parte da população mundial. Isso deve-se ao grande número de pessoas que estão muito ocupadas para cuidar da saúde, por conta de “N” fatores, tais como: Trabalho, má alimentação, problemas com dinheiro, problemas familiar e dentre outros. Um outro fator que vem preocupando os professores do curso de Pós em Nutrição e Educação Física, ( WWW.POSESTACIO.COM.BR ) é que a obesidade deixou de ser uma doença de adulto, afetando diretamente as crianças e adolescentes.

Uma pessoa obesa ou acima do peso corre o risco de desenvolver vários tipos de doenças em um futuro próximo. Com a utilização do sistema chamado Índice de massa corporal (IMC), você conseguirá monitorar a sua relação com a obesidade ou não. Para calcular o seu IMC, siga os seguintes passos:

Índice de massa corporal (IMC)

O IMC é um sistema usado pelos profissionais da saúde para monitorar o seu índice de massa corporal, analisando assim se o peso está saudável.

Para calcular seu IMC, divida seu peso (em quilogramas) pelo quadrado da sua altura (em metros). Assim, por exemplo, se você pesa 70 kg e tem 1,75 metros de altura, o seu IMC é de 70 / (1,75 x 1,75), que é de 22,9.

Agora que já temos o resultado, podemos avalia-ló dá seguinte forma:

IMC abaixo de 18,5 gerá problemas para saúde

IMC entre 18,5 à 24,9 é o ideal para a saúde

IMC entre 25 à 29 começam a aparecer os problemas de saúde e o sobre-peso
IMC entre 30 à 39 já é considerado obesidade e o risco torna-se elevado para a saúde

IMC acima de 39 é totalmente prejudicial e o estado da pessoa é de obesidade morbida.
Quais são os riscos da obesidade para para a saúde?

Se você estiver com sobrepeso ou obesos, você está correndo o risco de:

  • Sentir-se cansado e com falta de energia
  • Problemas respiratórios (por exemplo, falta de ar quando se deslocam de um local a outro ou não ser capaz de lidar com explosões repentinas de atividade física, como correr)
  • Suar mais que os outros
  • Desenvolver irritação de pele
  • Dificuldade para dormir
  • Roncar
  • Dores nas articulações, ossos e músculos.

Muitas pessoas também podem desenvolver problemas psicológicos por causa do excesso de peso ou obesos, por conta da baixa auto-estima, baixa confiança, sentimentos de isolamento. Esses sentimentos podem afetar o relacionamento com familiares e amigos, tronando-se assim levar à depressão.

  Sessão:
escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

comente primeiro...

Only registered users can comment.