Os kettlebells devem ser utilizados em programas de treinamento de força/potência?

Os kettlebells devem ser utilizados em programas de treinamento de força/potência?
julho 09 23:34 2015

Quando avaliamos a aplicação dos métodos de treinamento de força , é importante nos fazermos as seguintes questões:

 – Os equipamentos são seguros?

– Irão os equipamentos aprimorar a performance ?

Em cima desse conceito, recentes pesquisas vem demonstrando que a utilização de kettlebells é segura e eficiente  principalmente para aumentar a mobilidade e fortalecer a região lombar.

De fato, foi demonstrado  que cargas compressivas  utilizando 16 kg, no movimento de swing, não apresentam riscos de lesão (MCGILL E MARSHALL, 2012).    Além disso, dados da literatura demonstram que pessoas com cargos ocupacionais com alta prevalência de dores musculoesqueléticas (como no caso da lombalgia), apresentam melhoras de sintomas apos 8 semanas de treinamento com kettlebells (LAKE e LAUDER, 2012).

No alto nível, benefícios também foram relatados na literatura. MANOCCHIA et al. (2012) demonstraram melhoras tanto no salto vertical como no power clean  em atletas. Foram comprovados, ainda, aumentos no teste de 3RM no press reto e 3RM no clean and jerk. Isso é surpreendente, pois, até certo ponto, resultados como esse não eram esperados devido à diferença nas cargas utilizadas.    

Por fim, a inclusão do treinamento utilizando os kettlebells na área de reabilitação demonstrou ser eficaz em auxiliar o atleta a realizar exercícios funcionais, multiarticulares e de cadeia cinética fechada oferecendo estímulos fisiológicos que aumentam a taxa de ativação.

O treinamento com kettlebells ainda pode ser utilizado para simular movimentos específicos de força e potência (agachamento, clean and jerk) em atletas iniciantes que nunca realizaram este tipo de movimento.

Todas essas informações demonstram que a utilização dos kettlebells é segura, acessível e auxilia tanto o processo de reabilitação quanto a melhora da performance.

 INFORMAÇÕES RETIRADAS DOS ARTIGOS :
Campbell B, Otto WH. Should Kettlebells Be Used in Strength and Conditioning? Strength and Conditioning Journal. 35:27-29, 2013    Lake JP and Lauder MA. Kettlebell swing training improves maximal and explosive strength. J Strength Cond Res 26: 2228&ndash 2233, 2012.    Manocchia P, Spierer DK, Lufkin AK, Minichiello J, and Castro J. Transference of kettlebell training to strength, power and endurance. J Strength Cond Res 2012.    McGill SM and Marshall LW. Kettlebell swing, snatch, and bottoms-up carry: back and hip muscle activation, motion, and low back loads. J Strength Cond Res 26: 16&ndash27, 2012.

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