A ordem dos exercícios no Treino de Força influencia nos resultados ?

A ordem dos exercícios no Treino de Força influencia nos resultados ?
maio 26 12:47 2020

ORDEM DOS EXERCÍCIOS NO TREINAMENTO DE FORÇA 

Fleck e Kraemer (2006) recomendam alternar os grupos musculares solicitados por segmento locais / regionais, como agonista / antagonista ou por membro (superior / inferior ).

A recomendação do American College of Sport Medicine (2009) recomenda a realização de exercício multiarticulares antes dos exercícios monoarticulares no início de cada sessão de treinamento. Este fato se deve aos grandes grupos musculares possuírem um maior rendimento no volume total de trabalho. Geralmente grupos musculares treinados no final da sessão têm uma tendência à diminuição na sua produção de força em relação aos grupos treinados no início.

Para alunos iniciantes no Treinamento Resistido, iniciar as sessões com exercícios envolvendo uma grande quantidade de massa muscular parece ser interessante. Com o aumento do nível de treinamento do praticante, realizar exercícios prioritários e / ou deficitários no início da sessão pode induzir maior trabalho mecânico e maiores respostas adaptativas crônicas.

Os exercícios com ativação de grandes grupos musculares promovem respostas hormonais e metabólicas mais pronunciadas do que aqueles que trabalham grupos musculares pequenos. Assim, o aumento das respostas hormonais pelo uso de exercícios que envolvam grandes grupos musculares pode favorecer as adaptações ao Treinamento de Força, visto que os hormônios aumentam a sinalização da síntese proteica, promovendo ganhos de força.

Fonte: Fleck, S. J.; Kraemer, W. J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3 ed. Porto Alegre: Artmed: 2006.

Informações: linktr.ee/nunesnewton