O sucesso do plano de fitness pessoal depende do especialista escolhido para prescrever e supervisionar o treinamento. Prof. Cortez

O sucesso do plano de fitness pessoal depende do especialista escolhido para prescrever e supervisionar o treinamento. Prof. Cortez
setembro 30 01:12 2015

Será que é possível planejar um programa de condicionamento físico condizente com as nossas preferências pessoais e protegido dos motivos que fazem muita gente desistir logo no início?

A resposta é sim, é possível! Embora a vida diária contribua para tornar a vida mais sedentária nada impede que cada um de nós siga um plano de fitness pessoal que possa nos ajudar a desenvolver nossas aptidões.

Claro que a ajuda de um especialista é imprescindível afinal trata-se de conhecer os cuidados que precisamos para mante a saúde ou, até, para recuperá-la, se for o caso.

Portanto a missão do interessado começa no processo de seleção do especialista que será o responsável por ajudá-lo na escolha do programa de exercícios físicos mais adequados às suas características pessoais. muscle

O profissional de educação física que prescreve o treinamento precisa ter conhecimentos de fisiologia, conhecer os efeitos de determinados tipos de medicamentos que podem influenciar nas respostas fisiológicas durante o esforço físico, precisa saber identificar, nos procedimentos prévios de avaliação, o que o aluno pode ou não fazer.

As primeiras sessões de treinamento representam um verdadeiro laboratório de identificação das características pessoais do aluno e oferecem, ao profissional especializado em fitness, a possibilidade de escolher a melhor estratégia para alcançar os objetivos relacionados com a saúde.

Nos casos específicos de alunos em tratamento de doenças o profissional de educação física precisa fazer relatórios para manter o médico informado sobre as condutas adotadas e resultados obtidos.

O segredo do sucesso de um programa de exercícios físicos ficou claro, depende da escolha correta do especialista da área que fará a prescrição e supervisão do treinamento.

O Prof. Dr. José Alberto Aguilar Cortez possui vasta experiência em exercício físico e esporte, especialmente em condicionamento físico  e reabilitação cardíaca. É Diretor da FITCOR Aptidão Física e Saúde, empresa que entre vários projetos é responsável pelo Programa de Prevenção e Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica no Centro de Reabilitação do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Professor Doutor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – USP, atua na docência de futebol e futsal e coordena na USP o GEPEFFS – Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol e Futsal. Foi coordenador do curso de Condicionamento Físico para Grupos Especiais e Reabilitação Cardíaca no Pós-Graduação Latu Sensu da FMU.  Desde 1999 é consultor na rádio Jovem Pan AM para assuntos relacionados a atividade física, esportes, saúde e qualidade de vida.

  Sessão: