LIMIAR ANAERÓBIO OU AERÓBIO? por Prof. Dr. Newton Nunes.

LIMIAR ANAERÓBIO OU AERÓBIO?  por Prof. Dr. Newton Nunes.
maio 30 11:04 2017

O limiar anaeróbio ou aeróbio é o momento do início de um maior tamponamento, ou seja, é a intensidade do exercício onde começa a acumular íons H e lactato sanguíneo, alterando o pH e estimulando um incremento na ventilação. Este momento acredito que seja melhor chamá-lo de limiar aeróbio, pois existe o predomínio do metabolismo oxidativo aeróbio, sendo a intensidade mínima de treino aeróbio que a pessoa deve realizar.

O lactato é produzido tanto no repouso (pequenas quantidades) como no exercício, entretanto, a remoção do lactato pelos músculos cardíaco e esqueléticos inativos contrabalança a sua produção, o que previne o acumulo de lactato, porém quando a produção é maior que a remoção haverá um acumulo de lactato. O treinamento aeróbio produz adaptações celulares que aceleram os ritmos de remoção de lactato, fazendo com que o acúmulo ocorra somente em altas intensidades de exercícios.

Durante o exercício o lactato sanguíneo começa a aumentar exponencialmente em intensidades acima de 60% do consumo máximo de oxigênio em uma pessoa sedentária. A formação de lactato aumenta para níveis progressivamente mais altos em exercícios de alta intensidade quando o músculo ativo não consegue atender as necessidades energéticas com o predomínio do metabolismo aeróbio.

As pessoas condicionadas exibem um padrão semelhante de comportamento da curva de lactato, exceto para o ponto no qual o aumento de lactato no sangue se dá bruscamente. Este ponto brusco de aumento de lactato sanguíneo, conhecido como limiar de lactato sanguíneo (também chamado de OBLA- onset of blood lactate accumulation- início de acúmulo de lactato sanguíneo) acontece em intensidades mais elevadas nas pessoas condicionadas. Este momento acredito que seja melhor chamá-lo de ponto de descompensação respiratória, ou seja, o início da descompensação respiratória e metabólica.

A intensidade de exercício no ponto de acúmulo do lactato (limiar do lactato sanguíneo)  consegue predizer enfaticamente o desempenho no exercício aeróbio auxiliando na prescrição do treinamento. Com isso, acredito que o mais coerente seria denominar o primeiro limiar ventilatório de limiar aeróbio e o segundo limiar ventilatório de limiar anaeróbio ou melhor, ponto de descompensação respiratória.

Por Prof. Dr. Newton Nunes. Vejam nosso Vídeos no You Tube: Área de Treino e no Instagram: @nunesnewton

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