Infarto Agudo do Miocárdio – IAM

Infarto Agudo do Miocárdio – IAM
setembro 14 17:55 2015

O IAM é uma das maiores causas se mortalidade no Brasil. É causado por uma obstrução (acumulo de gordura) de uma das artérias que nutrem o coração. Essa obstrução faz com que reduza o fluxo sanguíneo e as células cardíacas passam a receber menos oxigênio. Essas células do coração que estão em isquemia (redução do fluxo sanguíneo), se nada for feito, o processo culmina com a necrose (morte) dessas células. Quanto mais precocemente for realizado o atendimento, maior será a proporção salva do músculo cardíaco. Daí a famosa frase: “Tempo é Músculo”

infa

SINTOMAS: Os principais sintomas são: dor no peito, formigamento no braço, suor excessivo, falta de ar, enjoo e palidez.

O QUE FAZER: Nessa situação, procure um serviço de emergência, ligue para SAMU (192), evite grandes esforços, afrouxe a roupa e respire calmamente.

FATORES DE RISCO: Os principais fatores de risco são: tabagismo, colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, estresse, obesidade e sedentarismo.

COMO PREVENIR: Faça exames médicos, tenha bons hábitos alimentares e pratique exercícios físicos regulares.

Prof.Francis Ribeiro de Souza, possui graduação em Educação Física e especialização em Condicionamento Físico Aplicado a Prevenção Cardiológica Primária e Secundária pelo Instituto do Coração – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor – HCFMUSP). Atualmente é pesquisador colaborador na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração – (InCor – HCFMUSP)

  Sessão: