Hidratação e Atividade Física

Hidratação e Atividade Física
julho 23 23:06 2015

Evite a desidratação em seus treinamentos com estas dicas para uma correta ingestão de líquidos.

A realização de exercício físico aumenta a produção de calor, de modo que o organismo precisa acionar mecanismos para eliminá-lo. O acúmulo de calor durante o exercício pode elevar a temperatura corporal a índices incompatíveis com o que suporta nosso corpo.

Para isso existe a sudorese (suor), que implica na perda de calor por meio da eliminação de água e eletrólitos.

Neste contexto, produzimos o suor, que é lançado na pele e, em seguida, evaporado. Por isso, ambientes quentes e úmidos são particularmente estressantes quanto à manutenção da temperatura. 

Assim, em ambientes quentes e com umidade elevada, a desidratação e a elevação da temperatura que acompanha (hipertermia) são as principais causas da fadiga durante o exercício.

Dessa forma, a sudorese é positiva uma vez que permite ao organismo manter sua temperatura durante a realização da atividade física.
Em atividades com duração superior a 30 minutos, as bebidas esportivas são mais eficazes do que a água, pois:

A ingestão de bebidas esportivas contendo carboidratos (CHO) eletrólitos estimula significativamente bem mais a absorção intestinal de fluidos, reduzindo a diurese, em comparação com a água



As bebidas fornecem carboidratos, melhorando o desempenho em atividades prolongadas e intensas

Quando os indivíduos consomem bebidas esportivas, a percepção subjetiva do esforço é menor



O sódio aumenta o paladar e a absorção de água no intestino

As bebidas esportivas apresentam paladar superior em relação a água, o que encoraja a maior ingestão

.

As bebidas promovem a reposição de água e de eletrólitos de modo mais eficiente após o exercício

É também recomendado a ingestão de líquidos (200 a 300 ml) cinco a 10 minutos antes do início do treinamento físico. 



Você mesmo pode preparar sua bebida. Mas fique atento, sucos de frutas não são adequados para serem consumidos durante o exercício, pois neles a concentração de CHO é o dobro da concentração de bebidas esportivas e a de sódio é abaixo do ideal. Além disso, o principal CHO (carboidrato) que um suco apresenta é a frutose, responsável por problemas gastrointestinais em alguns indivíduos.

Fique também atento à coloração de sua urina: cor clara significa que você está bem hidratado. Levando-se em consideração estes aspectos e sob a orientação de um profissional especializado, certamente ótimos treinos virão.

Por Prof. Dr. Newton Nunes

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