FC PREDITA PELA IDADE, FC MÁXIMA OU FC DE RESERVA? QUAL É O MELHOR MÉTODO DE PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO FÍSICO AERÓBIO? Por Prof. Dr. Newton Nunes.

FC PREDITA PELA IDADE, FC MÁXIMA OU FC DE RESERVA? QUAL É O MELHOR MÉTODO DE PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO FÍSICO AERÓBIO? Por Prof. Dr. Newton Nunes.
novembro 27 10:02 2017

A prescrição de treinamento físico aeróbia deve sempre ser baseada em uma avaliação física inicial. Através de um teste de esforço físico máximo, é possível obtermos a frequência cardíaca (FC) máxima do indivíduo, sendo que cada organismo possuirá uma FC máxima, ou seja, ocorrendo o princípio da individualidade. Através desse raciocínio, torna-se evidente que prescrever um treinamento físico baseado em fórmulas de predição da frequência cardíaca máxima não é o melhor método, pois cada pessoa deve realizar o seu teste máximo na esteira e cada avaliação possuirá uma FC máxima, independentemente da idade. Utilizar a idade como parâmetro da FC máxima é um método impreciso e não recomendado para a prescrição de treinamento físico aeróbio. Aliás, nenhuma fórmula de predição deve ser utilizada, pois se o profissional prescrever por este método, em alguns casos pode subestimar o treino e em outros até mesmo superestimar o esforço físico do indivíduo.

Com relação a prescrição de treinamento físico baseado na FC máxima atingida, este método é mais adequado comparado a FC predita para a idade. Contudo, o método de prescrição baseado na FC de reserva é mais adequado comparado ao método pela FC máxima. Devido ao fato do método pela FC de reserva levar em consideração ao FC de repouso do indivíduo, torna este método mais individualizado, ou seja, comparado ao método da FC máxima que apenas define um percentual da FC máxima atingida na avaliação; a fórmula de Karvonen, a qual leva em consideração a reserva cronotrópica do indivíduo, torna-se mais coerente com um dos princípios do treinamento físico: individualidade.

Fórmula da FC de reserva:

 FC treino aeróbio = (FC máxima atingida – FC repouso) X % intensidade de treino + FC repouso

Exemplo

Aluno sedentário de 40 anos possui FC de repouso de 84 bpm realizou um teste ergométrico e atingiu FC máxima de 192 bpm.

1-    Prescrição pela FC predita para a idade:

 

50 % = (180 – 84) X 0,50 + 84 = 132 bpm

70 % = (180 – 84) X 0,70 + 84 = 151 bpm

2-    Prescrição de treino pela FC máxima:

50 % = 96 bpm

70 % = 134 bpm

3-    Prescrição de treino pela FC de reserva:

50 % = (192 – 84) X 0,50 + 84 = 138 bpm

70 % = (192 – 84) X 0,70 + 84 = 160 bpm

Por Prof. Dr. Newton Nunes   YouTube: Área de Treino

  Sessão: