Dicas para acabar com dores nas costas

Dicas para acabar com dores nas costas
agosto 18 12:36 2015

 Profs. Milena Dutra e Luzimar Teixeira – 

Estátua! Lembra da brincadeira de criança que fazia a gente “congelar” na posição em que estivesse? Pare já onde está e observe sua postura. Os ombros doem? O pescoço está duro? As costas ficaram curvadas? A tensão ainda vai acabar com você!

Crianças
– Tire a criançada do sofá:
 não deixe seu filho ficar muitas horas seguidas sentado em frente à TV, ou deitado de barriga para cima com o computador no colo.
– Acerte a altura: na mesa de estudos ideal, a criança encosta o cotovelo no tampo sem precisar inclinar o corpo, apoiar a coluna lombar na cadeira joelhos dobrados 90 graus e pés apoiados.
– Adote mesa de canhotos: se o seu filho é canhoto, peça à direção da escola uma carteira apropriada. Sem ela a rotação e inclinação do tronco acontece e chances de escolioses aparecem.
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– Usando mochilas: – Fique de olho na mochila: ela não pode pesar muito nem ser carregada em um ombro só. Prefira os modelos de rodinhas. O peso não deve exceder 10% do peso corporal do seu filho e se for com rodinhas a haste para empurrar não deve ficar a baixo do quadril.

Donas de casa
– Passe roupa sem dor: deixe a coluna ereta e mantenha a tábua de passar na altura dos cotovelos para que você não se incline demais sobre ela. Alem disso ao passar ou lavar louça apoie o seu pé em um calço, pode ser uma lista telefônica ou um tijolo, assim um joelho fica parcialmente dobrado e o outro estendido melhorando a posição do quadril.
– Em pé: se você está em pé no metrô ou esperando o ônibus, abra as pernas na largura do quadril e tente distribuir seu peso por igual nelas, transfira a carga do seu corpo com uma leve inclinação a frente para que este peso seja direcionado para parte da frente do pé. Com esta mudança do centro de gravidade a sobrecarga na região lombar é reduzida.

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Agache-se: Não se curve, agache: ao pegar crianças no colo, dobre as duas pernas, agachando com a coluna ereta. Nunca curve a lombar para levantar peso com os joelhos esticados!
– Use vassoura longa: não se incline demais ao usar rodo e vassoura. Para isso, escolha modelos de cabo longo. Evite também rodar o tronco. Nunca associe no dia a dia nos movimentos de flexão (dobrar o tronco à frente) com rotação. Isso aumenta a pressão entre os discos intervertebrais o que pode gerar hérnia de disco.

 

Grávidas
– Faça exercícios: se não houver restrições médicas, caminhar durante a gestação é um hábito que dribla a tensão. Além disso, exercício de força com pesos e elásticos é de suma importância para promover firmeza nas suas articulações. Nunca deite de barriga para cima com as pernas esticadas e mesmo se estiverem dobradas não exceda 3 minutos, pois a compressão na veia cava acontece o que restringe o aporte sanguíneo para seu bebe.

 

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– Controle seu peso: engordar mais do que 10 quilos pode causar um problemão na coluna… Evite isso!

– Não force os ombros: o crescimento dos seios força os ombros, tensionando a nuca. Evite o incômodo praticando a massagem contra tensão da página à esquerda. E exercícios para melhorar a sua postura, consulte seu médico, educador físico ou fisioterapeuta.

 

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Terceira idade 
– Caminhe diariamente: Com uma vida sem exercício físico, mais cedo ou mais tarde, a dor vai chegar. Faça também exercícios resistidos (com pesos – musculação, por exemplo) para ajudar na saúde dos seus ossos. Previna-se!

Se você tem osteoporose na coluna não dobre o tronco à frente nunca, a flexão aumenta os desgastes natural da perda óssea gerando fraturas.
– Troque o colchão mole demais: colchões molengos não dão apoio à coluna, causando dor. Perceba se você sente pontadas na região lombar ao acordar. Se isso acontece, é sinal de que o seu colchão precisa ser trocado.
– Controle sua alimentação: o excesso de peso ocasiona mais problemas nas costas, como artrose, hérnia de disco e desvio na coluna.

Rexalamento:

Tire um tempo só para você vá passear no parque, tomar um sorvete, ver um filme ou ler um bom livro, faça massagem na área do pescoço com suas próprias mãos, movimente suas articulações diariamente. Seja feliz!!!

 

dor-na-coluna

 

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  Sessão: