Corridas de alto impacto aumentam o aprendizado

Corridas de alto impacto aumentam o aprendizado
julho 23 22:58 2015

Já está comprovado na literatura científica que exercícios físicos reduzem o risco de doenças cardíacas, de Diabetes tipo II e de alguns tipos de câncer. Entretanto, alguns estudos mostram que os exercícios também influenciam nas capacidades cognitivas. Há evidências de que as atividades físicas fortalecem a saúde cerebral em todas as fases da vida

Um estudo feito na Alemanha avaliou o desempenho de aprendizado em 27 indivíduos saudáveis que foram divididos em três grupos:

1 – Grupo Controle: os indivíduos permaneceram 15 minutos em relaxamento.

2 – Grupo Moderado: os indivíduos fizeram 40 minutos de corrida de baixo impacto e a zona de treinamento individual foi determinada pelo teste de aptidão física inicial, garantindo que os níveis de lactato se mantivessem em condição aeróbia, abaixo de 2 mmol/l.

3 – Grupo Intenso: Os indivíduos fizeram 2 sprints de 3 minutos cada um, separados por 2 minutos de recuperação. Cada sprint começou com 8 km/h, crescendo 2 km/h a cada 10 segundos até a exaustão. Nessa condição anaeróbia, os níveis de lactato foram maiores que 10 mmol/l. Verificou-se a velocidade de aprendizagem na aquisição de um novo vocabulário, ou seja, os voluntários deveriam aprender novas palavras de uma língua artificial de imediato (1 semana) e a longo prazo (> 8 meses).

O estudo comprovou que os voluntários que participaram do Grupo Intenso passaram a aprender 20% mais rápido em testes cognitivos complexos. Isso aconteceu porque esse tipo de exercício fez aumentar os fatores de crescimento cerebral e o nível de neurotransmissores, estimulando novas conexões.

Pessoas sedentárias ou com baixo condicionamento físico: Os exercícios com intensidade moderada são os mais recomendados nessa população. Outro estudo feito na University of Illinois, comprovou que caminhar 40 minutos por semana durante 6 meses aumenta o volume do hipocampo, área do cérebro ligada à memória e que geralmente encolhe em adultos idosos.

Pessoas com um bom condicionamento físico: Estudos mostram que exercícios intervalados de alta intensidade feitos uma ou duas vezes por semana podem melhorar o aprendizado.

Texto:  Profa. Esp.e Personal Trainer PAULA CAVALCANTE
Mestranda em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu Especialista em Musculação e Condicionamento Físico. Pós-graduada na Universidade Gama Filho Graduada em Educação Física na FMU (Bacharelado e Licenciatura) Capacitação Profissional no Incor SP (Instituto do Coração).

  Sessão:
escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

comente primeiro...

Only registered users can comment.