Como reduzir o sal da alimentação?

Como reduzir o sal da alimentação?
agosto 01 20:26 2015

O sal colabora para a conservação dos alimentos, além de evidenciar o sabor dos alimentos. Entretanto, para usufruir seus benefícios, é necessário consumi-lo com moderação. O excesso de sódio pode provocar retenção de líquidos no organismo e ocasionar inchaço e edemas pelo corpo.

 De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo excessivo de sal favorece o aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais.

 A adoção de novos hábitos é o primeiro passo para a redução de sal na alimentação. Procure usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como salsinha, orégano, coentro, alho e hortelã.

 Assim como temperos industrializados, como o molho shoyu, ketchup, mostarda e alguns condimentos, devem ser consumidos com moderação.

 O Ministério da Saúde alerta que a recomendação diária de consumo de sal para um adulto, é de aproximadamente cinco gramas por dia, ou seja, corresponde a uma colher de chá rasa, porém, esses cinco gramas não se aplicam apenas à quantidade que adicionamos aos alimentos, deve-se considerar, além do sal somado as receitas, o que está presente nos alimentos comprados e consumidos fora de casa.

 Destacamos algumas dicas de como reduzir o sal da alimentação:

– Esteja atento aos rótulos dos alimentos e à quantidade indicada de sódio em cada porção

– Consuma com moderação condimentos prontos, como molho de saladas, ketchup e mostarda, uma vez que eles apresentam um alto teor de sódio

– Deixe o saleiro distante no ato das refeições, assim irá evitar adicioná-lo aos alimentos já prontos para o consumo

– Evite carnes salgadas, como charque, bacalhau, defumados, entre outros.

 O consumo moderado de sal melhora a qualidade de vida, não acarreta prejuízos ao sabor e propicia bem-estar.

  Sessão:
escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

comente primeiro...

Only registered users can comment.