De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo excessivo de sal favorece o aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais.
A adoção de novos hábitos é o primeiro passo para a redução de sal na alimentação. Procure usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como salsinha, orégano, coentro, alho e hortelã.
Assim como temperos industrializados, como o molho shoyu, ketchup, mostarda e alguns condimentos, devem ser consumidos com moderação.
O Ministério da Saúde alerta que a recomendação diária de consumo de sal para um adulto, é de aproximadamente cinco gramas por dia, ou seja, corresponde a uma colher de chá rasa, porém, esses cinco gramas não se aplicam apenas à quantidade que adicionamos aos alimentos, deve-se considerar, além do sal somado as receitas, o que está presente nos alimentos comprados e consumidos fora de casa.
Destacamos algumas dicas de como reduzir o sal da alimentação:
– Esteja atento aos rótulos dos alimentos e à quantidade indicada de sódio em cada porção
– Consuma com moderação condimentos prontos, como molho de saladas, ketchup e mostarda, uma vez que eles apresentam um alto teor de sódio
– Deixe o saleiro distante no ato das refeições, assim irá evitar adicioná-lo aos alimentos já prontos para o consumo
– Evite carnes salgadas, como charque, bacalhau, defumados, entre outros.
O consumo moderado de sal melhora a qualidade de vida, não acarreta prejuízos ao sabor e propicia bem-estar.
Only registered users can comment.