Carboidratos: qual a quantidade ideal para o treino ?

Carboidratos: qual a quantidade ideal para o treino ?
maio 18 01:45 2020

QUAL A TAXA MÁXIMA DE OXIDAÇÃO DO CARBOIDRATO INGERIDO DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO ?

A glicose exógena é oxidada em uma taxa máxima de aproximadamente 1g/min, enquanto os outros dois monossacarídeos, frutose e galactose, são oxidados em taxas muito inferiores durante o exercício físico. Esse fato é consequência da frutose e da galactose serem convertidas em glicose no fígado antes que esses açúcares possam ser metabolizados.

Desse modo, a oxidação do carboidrato ingerido oralmente pode ser ótima em uma taxa próxima a 1 e 1,2 g/min. Isso significa que atletas devem receber uma ingestão de carboidratos de aproximadamente:

 60 a 70 g/hora para uma ótima oferta de carboidratos.

A ingestão superior a esses valores não resulta em maiores taxas de oxidação do carboidrato ingerido e, por outro lado, provavelmente seja associada a desconforto intestinal.

Em resumo, carboidratos exógenos podem ser divididos em duas categorias de acordo com a taxa pela qual esses são oxidados durante o exercício físico: um grupo é oxidado em taxas relativamente altas, de aproximadamente 1 g/min, e o outro grupo é oxidado em taxas menores, com valores em torno de 0,6 g/min.

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Fonte: Tirapegui, Julio. Nutrição, fundamentos e aspectos atuais. 3 ed. São Paulo, Atheneu, 2013.

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