Câncer de mama e a importância da prática de exercícios físicos

Câncer de mama e a importância da prática de exercícios físicos
julho 09 23:23 2015

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres ocidentais e as doenças associadas ao tratamento, que aumenta a taxa de sobrevivência, às vezes podem limitar a qualidade de vida dos pacientes.

O linfedema secundário, espessamento do tecido mole resultado de falha do sistema linfático que provoca o acúmulo de linfa, é uma das complicações mais comum do tratamento de câncer de mama, desenvolvida como resultado da cirurgia e ou da radioterapia que pode causar incapacidade funcional e taxas mais altas de depressão.

Para enfrentar o problema, vários estudos comprovam a importância da prescrição de exercícios físicos e, em particular, da caminhada com movimentação dos membros superiores. A atividade pode ser praticada em academias, nos aparelhos denominados Transport Elípticos, sob supervisão de profissionais especializados, ou mesmo nos parques combinando a caminhada com movimentação dos braços segurando nas mãos pequenos halteres ou bastões.

Os benefícios fisiológicos também podem ser alcançados quando, durante a caminhada, abrimos e fechamos as mãos para aumentar o retorno venoso e ativar a circulação sanguínea nos braços.

Caminhar é um exercício de fácil aderência, de baixo custo que pode ser praticado em grupos contribuindo para melhorar o humor e a autoestima.

 Além disso, em recente revisão de trabalhos publicados sobre os efeitos do exercício físico sobre os sintomas depressivos em pacientes sobreviventes de câncer, os maiores benefícios são vistos em grupos que realizam programas de treinamento realizados sob supervisão completa ou parcial de especialistas, durante trinta minutos.

Embora exista evidência clínica que o sedentarismo deve ser evitado,  importante ressaltar que antes de iniciar o programa de exercícios, o paciente precisa ser avaliado pelo médico.

Texto apresentado pelo prof. Cortez na Rádio Jovem Pan AM

  Sessão:
escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

comente primeiro...

Only registered users can comment.