Cafeína melhora o desempenho ?

Cafeína melhora o desempenho ?
abril 22 00:34 2020

CAFEÍNA MELHORA O DESEMPENHO ?

 

Uma das substâncias ergogênicas mais consumidas é a cafeína, que tem demonstrado um papel significativo durante o exercício, em virtude principalmente da sua ação estimulante sobre o sistema nervoso central. Pesquisas têm demonstrado que a cafeína reduz a sensação de dor por meio dos seus efeitos antagonistas sobre os receptores de adenosina (neurônios).

Além disso, a ingestão de cafeína pode propiciar um aumento na força pelo efeito direto sobre o músculo (liberação maior de cálcio pelo retículo sarcoplasmático), além de aumentar o recrutamento de unidades motoras.

Foi verificado o efeito agudo da ingestão de 5 mg/kg corporal 60 minutos antes da sessão de treino. O objetivo foi avaliar o efeito sobre o número de repetições, percepção subjetiva de esforço e percepção de dor muscular durante o treinamento de força até a falha concêntrica.

A sessão de treino foi constituída com uma série a 60% de 1 RM (repetição máxima) até a falha concêntrica com 3 minutos de recuperação entre os exercícios: supino reto, levantamento terra, remada curvada e agachamento.

Os resultados obtidos demonstraram que o consumo de cafeína aumentou o número de repetições, diminuiu a percepção subjetiva de esforço e a percepção de dor muscular.

Fonte: Duncan M.J. et. al. Acute caffeine ingestion-enhances strength performance and reduces perceived exertion and muscle pain perception during resistance exercise. Eur. J. Sport Sci. 2013; 13 (4): 392-9.

Informações: http://www.linktree.com.br/nunesnewton

  Sessão: