Bebidas adoçadas com açúcar relacionado para cerca de 180 mil mortes por ano

agosto 20 16:29 2015

Novas pesquisas sugerem que as bebidas adoçadas com açúcar podem estar ligadas a cerca de 180 mil mortes no mundo a cada ano.

Destaques do estudo:

Países do Caribe / América Latina teve entre as mais altas taxas de mortalidade por diabetes devido ao consumo de bebidas açucaradas.

Cerca de 25.000 mortes nos Estados Unidos a cada ano, podem estar  associadas com bebidas adoçadas com açúcar.
– bebidas  adoçadas com açúcar, como os  refrigerantes, bebidas esportivas e bebidas de frutas podem estar associadas com cerca de 180 mil mortes em todo o mundo a cada ano, de acordo com a pesquisa apresentada na pela  American Heart Association em Prevenção / Nutrição, Atividade Física e Metabolismo 2013.

Bebidas adoçadas com açúcar são consumidas em todo o mundo, e contribuem  para o excesso de peso, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Usando dados coletados como parte dos estudos de  2010 pela Global Burden, os pesquisadores ligaram o consumo de bebidas adoçadas com açúcar para 133.000 óbitos por diabetes, 44.000 mortes por doenças cardiovasculares e 6.000 mortes por câncer. Setenta e oito por cento dessas mortes foram devido ao excesso de consumo de bebidas açucaradas em países de baixa e média renda, em vez de países de alta renda.

“Nos EUA, a  pesquisa mostra que cerca de 25 mil mortes ocorridas em 2010, foram ligadas a beber bebidas adoçadas com açúcar”, disse Gitanjali M. Singh, Ph.D., co-autor do estudo e pesquisador pós-doutorado na Harvard School de Saúde Pública de Boston, Massachusetts

Os pesquisadores calcularam as quantidades de açúcar com o  consumo de bebidas em todo o mundo por idade e sexo, e os efeitos deste consumo sobre obesidade e diabetes e o impacto da obesidade e do diabetes relacionadas com as mortes ocorridas .De nove regiões do mundo, a América Latina / Caribe tiveram mortes na maioria de diabéticos (38.000) relacionados com o consumo de bebidas adoçadas com açúcar em 2010. Sudeste / Centro Eurásia, o maior número de mortes por doenças cardiovasculares (11.000) relacionados ao consumo de bebida açucarada em 2010. Entre o mundo 15 países mais populosos, México – um dos países com maior consumo per capita de bebidas açucaradas do mundo – teve a maior taxa de morte por essas bebidas, com 318 mortes por milhão de adultos ligados a ingestão do açúcar em bebida adoçada.

Japão, um dos países com consumo per capita menor de bebidas açucaradas do mundo, teve a menor taxa de mortalidade associada ao consumo de bebidas açucaradas, com  cerca de 10 mortes  por milhões de adultos.

“Porque nós estávamos focados em mortes por doenças crônicas, o nosso estudo se concentrou em adultos. Pesquisas futuras devem avaliar a quantidade de consumo de bebida açucarada em crianças em todo o mundo e como isso afeta a sua saúde atual e futura “, disse Singh.

O Global Burden of Disease Study 2010 é uma organização internacional, que conta com o esforço colaborativo sistemático para quantificar a distribuição global e as causas das principais doenças, ferimentos e fatores de risco à saúde.

A American Heart Association recomenda que os adultos não consumam mais de 450 calorias por semana, de bebidas adoçadas com açúcar, com base em uma dieta de 2.000 calorias.

Os co-autores são Dariush Mozaffarian, MD, Dr.PH. (Autor) Renata Micha, Ph.D. Katibzadeh Shahab, MD, MPH, Stephen Lim, Ph.D., e Majid Ezzati, Ph.D. Divulgações de autor estão no manuscrito.

O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais financiou o estudo. O estudo foi apresentado (19 de março) em uma reunião da American Heart Association, em Nova Orleans.

Fonte: American Heart Association

tradução: Silvio Portante

  Sessão: