Bate papo com o Prof. Dr. Newton Nunes

Bate papo com o Prof. Dr. Newton Nunes
setembro 10 14:13 2015

1 – Como e por que a corrida ajuda a melhorar o sistema imunológico?

 Quem pratica exercícios adequadamente tem uma substância chamada glutamina, constante no organismo. Isso é ótimo, pois a glutamina serve de alimento para os leucócitos. Bem nutridas, essas células trabalham de uma maneira eficiente. Quem treina intensamente, sem orientação, faz com que os níveis de glutamina despenquem, assim como a resistência. Contudo, treinando com profissionais especializados, o corredor potencializará os benefícios advindos da glutamina no sistema imunológico.

2 – Como agem cada benefícios da atividade para deixar o corpo mais resistente.

O supertreinamento pode acarretar num enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando as possibilidades de infecção do organismo. Quando as cargas de treinamento são elevadas, pode ocorrer uma diminuição da função global do sistema imunológico. A intensidade, duração e frequência excessiva de treinamento podem proporcionar um mau funcionamento do sistema imunológico, devido à sobrecarga imposta ao organismo, que pode ocasionar fadiga. Portanto, o supertreinamento prolongado provoca alterações que se manifestam como redução crônica do desempenho, acompanhada de um ou mais sintomas físicos, como elevação da frequência cardíaca de repouso, perda de peso, diminuição da libido, alterações no sono entre outros.

3 – Dicas para quem quer deixar o sistema imunológico mais forte com a corrida

Aqueles que não seguem uma dieta equilibrada, muitas vezes acabam com um sistema imunológico fraco. Você deve seguir uma dieta saudável para melhorar o sistema imunológico. Aqueles que têm o hábito de comer alimentos processados estão o tempo todo em um risco aumentado de sofrer de distúrbios do sistema imunológico. É muito importante que seu corpo receba os nutrientes que necessita. Você deve incluir alimentos como frutas e legumes frescos, carnes magras e cereais integrais em sua dieta.
Existem vários alimentos que aumentam o sistema imunológico. Certifique-se de que você adicionará alimentos como frutas cítricas, frutas vermelhas, brócolis, repolho, salsa, cenoura, alho, cogumelos, aveia, cevada, levedura e iogurte à sua dieta. Você também deve se manter bem hidratado em todos os momentos. O aumento do seu consumo de água ajudará na eliminação das toxinas do seu sistema. Consumir uma dieta balanceada que contenha vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes, certamente, melhorará o sistema imunológico e aumentará sua resistência contra infecções.
newton
Informações importantes:

O exercício físico pode proporcionar diferentes respostas no sistema imunológico. O exercício de intensidade moderada, praticado regularmente, melhora a capacidade de resposta desse sistema, enquanto o exercício com alta intensidade praticado sob condições estressantes, provoca um estado transitório de imunossupressão (ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico).

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