Atleta mirim deve fazer exames médicos para pratica de esportes?

Atleta mirim deve fazer exames médicos para pratica de esportes?
junho 15 14:59 2015

O atleta mirim que pratica atividade física regular e competitiva devem realizar uma avaliação clínica rigorosa antes de serem liberados para prática de esportes.

O principal objetivo da avaliação de pré-participação é o de identificar doenças cardiovasculares, muitas vezes silenciosas, e prevenir a morte súbita, através de intervenções apropriadas. A American Heart Association (AHA) e a Sociedade Européia de Cardiologia (ESC) concordam que existem inúmeras justificativas para a realização de avaliação pré- participação, no sentido de proteger o atleta.

Não obstante, existe uma grande discussão no protocolo a ser utilizado. Nos EUA as diretrizes recomendam a utilização de um questionário de saúde associado a exame físico na avaliação inicial pré- participação. Na Itália, existe um programa nacional que tem mais de 25 anos, em que, por lei, todo atleta competitivo deve realizar anualmente uma avaliação pré-participação.

Atletas com anormalidades na avaliação inicial são, posteriormente, submetidos a exames complementares detalhados. Quando identificadas alterações cardiovasculares sérias, eles são desqualificados. Por todo esse conhecimento, o desafio atual é o desenvolvimento de uma avaliação pré – participação que seja eficaz em detectar casos considerados de alto risco para a prática esportiva, mas viável do ponto de vista econômico para a grande população de atletas existente.

  Sessão:
escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

comente primeiro...

Only registered users can comment.