Alongamentos: ótima opção para ajudar a reduzir tensões e superar dores musculares

Alongamentos: ótima opção para ajudar a reduzir tensões e superar dores musculares
agosto 04 14:06 2015

Os exercícios de alongamentos, desenvolvidos preferencialmente no final das sessões de treinamento, são indispensáveis nos programas de condicionamento físico.

Os métodos usados para melhorar a mobilidade articular e a elasticidade muscular são aplicados no tratamento de determinados problemas  da coluna vertebral, dos músculos, dos tendões e dos ligamentos.

Por esta razão alguns exercícios específicos de alongamentos devem ser usados antes e depois da prática de atividades competitivas, de corridas de média e longa duração.

No período de aquecimento que antecede exercícios físicos intensos ou de longa duração os exercícios de alongamentos devem priorizar os grupos musculares diretamente envolvidos com os movimentos básicos da modalidade escolhida.

Também devem atender os músculos e as articulações que podem ser prejudicados por ações explosivas de esportes que exigem saltos, arrancadas, paradas bruscas e constantes mudanças de direção.

Os exercícios de alongamentos também devem ser praticados após a realização de treinamentos prolongados ou de atividades competitivas. Os músculos e todos componentes articulares muito exigidos em situações repetitivas precisam ser alongados para facilitar as trocas metabólicas e apressar a fase de recuperação.

Dores lombares associadas a corridas de longa duração e a esportes que exigem rotações e flexões bruscas do tronco também podem ser evitadas com os cuidados sugeridos.

É importante ressaltar a necessidade dos exercícios de alongamentos como uma das etapas das sessões de condicionamento físico ou mesmo em situações especiais durante as férias ou feriados prolongados quando buscamos tranqüilidade e recuperação de energia.

Com  condições favoráveis e boa vontade podemos realizar exercícios estáticos com duração aproximada de 20 a 30 segundos para cada grupo muscular.

Quem não gosta de correr ou se recusa a praticar esportes pode fazer alongamentos sem sentir cansaço por períodos superiores a 30 minutos.

Todas as técnicas de alongamento são baseadas em adaptações neurofisiológicas que visam reduzir a tensão muscular e, portanto provocam sensação de bem estar e relaxamento.

Texto apresentado pelo prof. Cortez na Rádio Jovem Pan AM

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