Água e Atividade física

Água e Atividade física
junho 15 15:11 2015

A realização de exercício físico aumenta a produção de calor, de modo que o organismo precisa acionar mecanismos para eliminá-lo. O acúmulo de calor durante o exercício pode elvar a temperatura corporal á índices incompatíveis com a vida.

A sudorese implica perda de calor por meio da eliminação de água e eletrólitos. Neste contexto, produzimos o suor, que é lançado na pele e, em seguida, evaporado. Por isso, ambientes quentes e úmidos são particularmente estressantes quanto á manutenção da temperatura. Assim, em ambientes quentes e com umidade elevada, a desidratação e a elevação da temperatura que acompanha (hipertermia) são as causa mais importantes da fadiga durante o exercício. Dessa forma, a sudorese é positiva uma vez que permite ao organismo manter sua temperatura durante a realização da atividade física.

Uma questão muito importante e presente em relação a bebidas esportivas é saber se elas são mais consumidas que a água pura. Em atividades com duração superior a 30 minutos, as bebidas são mais eficazes do que a água, pois:

  • até a concentração de 8%, as bebidas são absorvidas tão rapidamente quanto a água pura;
  • a ingestão de bebidas esportivas contendo carboidratos (CHO) eletrólitos estimula significativamente bem mais a absorção intestinal de fluidos, reduzindo a diurese, em comparação com a água;
  • a presença de CHO e de eletrólitos nas bebidas proporciona certos efeitos adicionais que favorecem a manutenção da performance;
  • as bebidas fornecem carboidratos, melhorando o desempenho em atividades prolongadas e intensas;
  • quando os indivíduos consomem bebidas esportivas, a percepção subjetiva do esforço é menor;
  • o sódio aumenta o paladar e a absorção de água no intestino;
  • as bebidas esportivas apresentam paladar superior em relação a água, o que encoraja a maior ingestão;
  • as bebidas promovem a reposição de água e de eletrólitos de modo mais eficiente após o exercício;

É também recomendado a ingestão de líquido (400 a 600 ml) 5 a 10 minutos antes do início do treinamento físico. O uso de bebidas gaseificadas (refrigerantes) podem causar mal-estar gastrointestinal (cãimbras abdominais, náusea e diarréia) e, por possuir CHO a 10%-12%, reduzem o esvaziamento gástrico. O ideal é bebida sem gás, evitando também as que contenham cafeína, substância que eleva a diurese.

Você mesmo pode preparar sua bebida. Caos escolha acrescentar carboidratos, lembre que 1 g em 100 ml perfazem uma solução a 1%.

Em atividades com duração superior a 1 hora, acrescente de 0,5 g a 0,7 g de sódio por litro de solução.

Sucos de frutas não são adequados para serem consumidos durante o exercício, pois neles, a concentração de CHO é o dobro da concentração de bebidas esportivas e a de sódio é abaixo do ideal. Além disso, o principal CHO (carboidrato) que um suco apresenta é afrutose, responsável por problemas gastrointestinais em alguns indivíduos.

Fique também atento à coloração de sua urina: cor clara significa que você está bem hidratado.

Para uma pessoa saber quanto de água falta-lhe para um balanço hídrico ideal, ele deve verificar o peso perdido durante o exercício e subtrair 1 Kg. O resultado é a quantidade de água perdida, cuja reposição é necessária para retomar o balanço hídrico.

Água e Atividade física

Levando-se em consideração estes aspectos e, sob a orientação de um profissional especializado, certamente ótimos treinos virão.

Professor Newton Nunes

 

 

 

  Sessão:
escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

comente primeiro...

Only registered users can comment.