Exercício físico e sistema imunológico –

Exercício físico e sistema imunológico –
setembro 15 13:52 2016

Concluíram também que 12 semanas de exercício moderado não é suficiente para melhorar a função imunológica em mulheres idosas previamente sedentáriasimages

A prática regular de exercícios físico, com prescrição de intensidade e duração adequados, pode melhorar a resposta do sistema imune frente a gripes e resfriados

Será que é possível enfrentar as frentes frias que chegam e partem, sem adoecer? O ar seco, a poluição, o ar condicionado, os ambientes fechados, enfim como escapar dos fatores que facilitam o aparecimento das infecções do trato respiratório superior?

Nesta época do ano difícil fugir da gripe e do resfriado convivendo com outras pessoas e facilitando a ação das bactérias. Pior ainda para os idosos que, por inúmeros motivos, são mais susceptíveis às doenças respiratórias. Será que o exercício físico pode melhorar a eficiência do sistema imunológico e nos ajudar a evitar o contágio?

Trabalho publicado na revista oficial do Colégio Americano de Medicina do Esporte provou que sim. Eles estudaram 30 mulheres sedentárias com idade entre 67 e 85 anos que foram comparadas com outras 12, da mesma idade, só que bem treinadas e que até participavam de competições de resistência. Os resultados mostraram que as idosas sedentárias, mesmo praticando caminhadas de intensidade moderada durante 12 semanas, não conseguiram melhorar a resposta do sistema imunológico a ponto de se equiparar com as outras cuja condição física era muito superior.

O grupo de sedentárias foi submetido a um programa de 30 a 40 minutos de caminhada, cinco vezes por semana, que provocou melhora, de quase 13%, na capacidade de resistir a fadiga, mas não resultou em nenhuma melhoria na atividade das células responsáveis pela defesa do organismo contra as infecções. Os autores da pesquisa observaram que somente as idosas com excelente condição física passaram pelo período de estudo sem infecções do trato respiratório superior mostrando melhor eficiência do sistema imune.

Concluíram também que 12 semanas de exercício moderado não é suficiente para melhorar a função imunológica em mulheres idosas previamente sedentárias. Portanto, precisamos praticar exercícios físicos regularmente e manter nível de aptidão bem acima da média para fortalecer o sistema imunológico. Práticas esporádicas e de baixa intensidade não produzem os efeitos esperados e nem garantem saúde para fazer frente para gripes e resfriados.

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